Estarei a partir de hoje colocando notícias sobre descobertas científicas e demonstrando minha visão crítica sobre o mundo como um todo, claro, de modo humorado e empírico.
Cientistas da Universidade de Oxford criaram uma forma transparente de alumínio bombardeando o metal com o mais poderoso raio laser do mundo. A descoberta do "alumínio transparente" -- que antes era conhecido apenas em filmes de ficção científica como Star Trek IV -- pode ter implicações para a ciência planetária e nuclear.
Reprodução |
Laser "flash" usado no experimento que do novo estado de matéria |
Os cientistas de Oxford publicaram a descoberta na revista "Nature Physics". Segundo eles, o laser "derrubou" elétrons de cada átomo do alumínio sem intereferir na estrutura cristalina do metal. Isso fez com que o alumínio ficasse praticamente invisível em radiação ultravioleta extrema.
"O que criamos é um estado completamente novo da matéria, que ninguém jamais havia visto antes. O alumínio transparente é só o começo", disse o professor Justin Wark, segundo quem o estudo é relevante para "as condições internas de grande planetas". "Esperamos poder criar uma maior compreensão do que acontece quando implosões de laser criam 'estrelas em miniaturas', o que um dia pode permitir que a fusão nuclear seja armada aqui na Terra", acrescentou.
O exército americano está testando o novo material para substituir o vidro blindado em carros de combate. Veja por que:
- O ALONtm é mais resistente que o vidro blindado, e pode ser utilizado em espessuras menores (50% estimado).
- O ALONtm é mais transparente que o vidro blindado.
- O ALONtm é mais leve que o vidro blindado.
Este alumínio resiste a tiros de rifle anti-aéreo a um distância razoável (uns 150 metro).
O alumínio transparente não é um metal, e sim um oxinitrato policristalino de alumínio. É uma cerâmica transparente cristalizada sobre átomos de alumínio.
Walter muito interessante esse assunto. Mas minha preocupação não é com a evolução da ciência, e sim o mau uso dela, como ja está dito no texto, os EUA querem incorporar essa tecnologia para o armamento. A ciência de nada adianta se utilizada para esses fins militares. Abraço
ResponderExcluirConcordo, mas a ciência não tem grandes benefícios para o capitalismo se não for pelo menos explorada no sentido bélico.
ResponderExcluirNão é uma questão só do sistema capitalista. Desde os primórdios do pensamento humano sabe-se que quem detém a tecnologia é quem impõe o poder, foi assim na corrida armamentista, na guerra fria e continua hoje... Você acha que o Brasil está para comprar submarinos e aviões de guerra pra que? Para se impor no domínio latinoamericano. A importância da física está associada ao mercado bélico e suas consequências colaboram em outras áreas, como na matemática e medicina.
ResponderExcluirUma pergunta: De quanto estamos falando? Tecnologia custa recursos naturais e financeiros para cientistas desenvolverem esse tipo de material. Quanto deve estar saindo, por volta?
ResponderExcluirEste material está mais caro que o vidro blindado, não sei ao certo, mas é mais vantajoso pelas características que citei acima. O preço deve diminuir com o tempo pela larga produção, deve se tornar popular e com a reciclagem, se possível, deve baratear demais a fabricação.
ResponderExcluirNossa, não imaginava algo assim Oo , gostei =]
ResponderExcluirÉ uma mercadoria ainda sem preço de mercado pois não é utilizada para comercialização.
ResponderExcluir